Pesquisar neste blog

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

E o Brasil aqui fora ???

Já postei sobre os clássicos "você fala espanhol?" e "a capital é Buenos Aires", "mas você é muito branca pra ser brasileira!", "você sabe sambar?".

Recentemente colocaram o Canadá junto com o Brasil na América do Norte. Eu me pergunto se o nosso governo nao faz propaganda o suficiente sobre o nosso pais ou o ensino de geografia é desastroso fora do Brasil ... rsrs

Ora se fôssemos uma ilhota perdida no meio do Pacífico (ao lado da ilha de Lost) vá lá, ninguém teria obrigaçao de saber sequer da existência. Mas pega o mapa-mundi e olha o tamanho da criança ! (rsrsrsrs)


Alguns dos meus amigos se admiraram quando mostrei o tamanho do Brasil no mapa. "Noooossa mas é muito grande ! Onde fica o Rio de Janeiro, é onde fica a estátua do Cristo nao é ?",

Ontem outra amiga me perguntou sobre o nosso querido país. Estávamos comendo um sanduba no seu Ahmet (um dos lugares onde você estrangeiro pode ficar sossegado que ninguém vai te perturbar ou abusar na hora da conta). Ela falou bem sincera:

- Luciane desculpe a minha ignorância, mas o Brasil fica na África ?

Eu dei um sorrisinho - já acostumada com essas pérolas - e peguei os gardanapos e fui colocando um a um sobre a mesa (nao tinha caneta, improvisei) a esquerda a América, no meio a Africa com a Europa acima, Asia e um papel amassado representando a Austrália. Contei sobre os portugueses, que antes deles haviam os indios (os pele-vermelhas), como os africanos chegaram ao Brasil ... os olhos azuis dela piscavam atentos a tudo o que eu mostrava no nosso "mapa-mundi" imaginário e as coisas que eu contava. Perguntou da floresta Amazônica onde ficava e apontei no nosso "mapa".

- Você já visitou a Amazônia ? - perguntou curiosa.

- Nao .. - dei um sorriso. - Anos atrás eu liguei pra uma agência pra saber o preço de um tour pra pescaria. Caríssimo! Coisa pra gringo mesmo ...

Contei sobre as frutas, as riquezas da floresta, a biodiversidade e de como isso vem sendo destruído desde o ano 1500, da alegria do povo brasileiro que batuca na panela vazia pra fazer carnaval.

- Nossa pelo visto o Brasil é um país maravilhoso! - disse suspirando.

Juro que segurei a lágrima que se fez num dos olhos e disse:

- Se nao fosse pela violência, seria o melhor lugar do mundo pra se viver mesmo.

Depois de tanto ouvir merda de alguns membros da familia do meu marido, coisas como "você está na Turquia, você tem que mudar! Aqui nao tem sistema as coisas funcionam desse jeito mesmo, esquece o Brasil" e já ouvi merda de gente que só conhece o Brasil pela TV (que veicula mentiras demais, como comentei com minha amiga belga). Gente que nunca respirou os ares do meu país e que fala merda só pra depreciar.  Gente que nao aceita uma crítica sem contra-atacar!

Esses lapsos de xenofobia se deram depois deu reclamar de algumas coisas daqui, absurdos como o peixe ser vendido na feira livre sem refrigeraçao e debaixo dum sol de 40 graus !!!

Alguns turcos se ofendem como se eu fosse "uma estrangeira criticando o país deles". Oras, eu moro aqui. Daqui dois anos meu status de estrangeira vai mudar no papel. Só no papel. İzmir é minha casa, e como tal eu quero o melhor pra ela. E se algo precisa ser melhorado eu falo mesmo ... se eu consegui melhorar o serviço no posto de informaçoes em Bornova depois de reclamar por telefone e depois pessoalmente com o prefeito em carne e osso na minha frente (meu marido falou por mim) eu creio que dá pra se fazer mais.

Um beijo