Pesquisar neste blog

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Bergüzar Korel se revolta diante de tanta violência contra as crianças









Bergüzar Korel - a nossa eterna Sherazade - se tornou embaixadora de uma causa que precisa urgente de um olhar e ação das autoridades turcas: o casamento infantil, a violência contra a mulher e os casos de pedofilia que pipocam e chocam a opinião pública.

Infelizmente são problemas que ocorrem em diversas partes do mundo e a cada caso que surge nos faz perguntar "até quando?".


Que as nossas crianças não se calem!


Enquanto a sociedade turca ainda se recuperava do choque causado pelo caso de um monstro que se aproveitando que todos estavam distraídos numa festa de casamento violou uma menina de 3 anos de idade outros não menos horrendos acontecem: enquanto uma mãe lutava contra o câncer o pai abusava da filha de 4 anos e meio de idade do casal; outro caso de outro monstro que abusou da enteada de 17 anos de idade, matando e enterrando o corpo logo após a monstruosidade. Isso foi a gota d'água para o povo turco.

A campanha que se iniciou na sexta nas mídias sociais tomou outras proporções, com a adesão de diversas celebridades e Bergüzar se tornou a figura líder desse movimento.



Com o slogan: “Çocuk susar, sen susma. İstismara sessiz kalma. Çocuk bedenine dokunma” (A criança se cala, não se cale você. Que as vítimas de abuso não fiquem sem voz. Não toque no corpo da criança.) a campanha teve início nas mídias sociais, porém de forma passiva. "Temos que ensinar as crianças que estão passando por esse tipo de situação a dividirem isso com suas famílias sem hesitação." com essa chamada em vídeo compartilhado nas redes sociais Bergüzel se tornou "trend" em algumas horas dando força para a campanha. 

Segue o vídeo (tradução logo abaixo)




Herkese merhaba,
Olá à todos,

Ben günlerdir yaşadığımız bu iğrençlik içinde ayakta durmaya çalışırken daha fazla sessiz kalamayacağımı fark ettim.
Enquanto eu tentava me manter de pé diante dessa nojeira vivenciada esses dias eu percebi que eu não conseguia mais ficar calada.

O yüzden bir kaç cümle etmek istiyorum. Sabahtan beri bir takım postlar paylaşılıyor, “ çocuk susar sen susma “ adı altında.
Por isso eu quero dar algumas palavras. Desde de manhã uma postagem está sendo compartilhada, sob o nome de “a criança se cala não se cale você.”

Bunların iyi niyetle yapılan paylaşımlar olduğunun çok farkındayım. Yanlız burada bir eksik var onu sadece dile getirmek istiyorum; çocuk susmamalı. Anneler babalar, çocuklarınızın susmamaları gerektiğini onlara anlatın.
Eu percebi muito bem que elas foram feitas com muito boa intenção. Mas tem alguma coisa faltando e eu quero expressar isso: as crianças não devem se calar. Mães e pais, vocês devem ensinar as suas crianças a não se calarem.

Birisi, herhangi birileri onların rızaları dışında onlara dokunamaz, dokundukları an tepkilerini ortaya koyabilmeliler.
Qualquer um ou quaisquer que sejam não podem tocá-las (as crianças) sem permissão delas, as crianças precisam poder reagir no momento em que são tocadas.

Size bunu dile getirebilmeliler, size bunu dile getirmekten korkmamalılar.
Elas devem podem expressar isso, elas devem expressar isso sem sentirem medo.

Çocuklarınıza seslerini çıkarmaları gerektiğini, bu hakları olduğunu lütfen anlatın.
Suas crianças precisam ter voz, por favor contem à elas que elas têm esse direito.

Sizden çekinmesinler ve korkmasınlar.
Que elas não hesitem e que não tenham medo.



Fontes:
Em turco: http://www.milliyet.com.tr/berguzar-korel-den-sonra-simdi/cadde/ydetay/2612071/default.htm


Que Deus ajude a humanidade e que possamos cuidar e proteger nossas crianças.



Leia mais sobre Polêmica do casamento infantil na Turquia clicando nos links abaixo:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/04/internacional/1515090996_922292.html

http://vozdaturquia.com/mundo/turquia/2018/01/13/turquia-casamento-meninas-nove-anos/