Pesquisar neste blog

quarta-feira, 12 de março de 2014

Manchetes da semana - Tensão perigosa em Fethiye

Tensão perigosa em Fethiye

Para impedir a abertura do HDP (Halklırın Demokratik Parti – Partido Democrata do Povo) centenas de pessoas se organizaram através de mídias sociais.


Houve tensão no distrito de Fethiye (que fica na província de Muğla) devido a abertura de um prédio do partido HDP. Nos arredores do prédio se reuniram aproximadamente 5 mil pessoas, que durante 3 horas fizeram um ato impedindo a abertura e, usando uma escada magirus de um veículo do corpo de bombeiros subiram no prédio, retirando a placa do partido e colocando em seu lugar a bandeira da Turquia. 

Rua Atatürk,501: Após ficarem sabendo da abertura de um prédio do partido HDP um grupo de aproximadamente 5 mil pessoas se organizou às 14h, e mesmo sob chuva este grupo permaneceu ao redor do prédio. Por esta razão a tropa de choque fez uma barricada em torno do edifício, fechando-o. Além disso, foi enviado reforço ao distrito: equipes da tropa de choque foram deslocadas Aydın e Denizli ao local. 

Enquanto os lojistas baixavam as portas do comércio local, tanques e um veículo conhecido como TOMA (semelhantes ao “Caveirão” usado pelo BOPE) tomavam a rua. Uma pessoa do grupo que estava no entorno do prédio atravessou a barreira policial, alcançando a frente do prédio do HDP. Com bandeiras turcas em mãos, o grupo que queria entrar no prédio foi advertido pela polícia através de um megafone.

Para alcançar o prédio do HDP algumas pessoas tentaram saltar dos telhados dos prédios próximos. Uma pessoa que conseguiu alcançar o topo de um prédio de 4 andares jogou pedras e telhas no prédio do HDP. Um grupo de 8 a 10 pessoas arriscando a vida, munidos de barras de ferro tentavam levar ao chão a placa do HDP.

Enquanto o restante do grupo tentava quebrar as janelas do prédio, diversas autoridades locais - dentre eles, políticos e representantes do alto escalão de diversas divisões da Polícia - foram ao local tentar acalmar os manifestantes.

Uma das autoridades, negociando com um pequeno grupo através de megafone, chamava às multidã ao bom senso. “Todos tem o direito de usar de democracia”, quis que a multidão desse ouvidos às advertências da polícia. Os ativistas disseram que não sairiam da rua enquanto não descessem a placa do partido HDP.

DESCERAM A PLACA USANDO O CARRO DO CORPO DE BOMBEİROS

O prefeito de Fethiye, Behçet Saatcı também participou das conversas, o que acalmou os manifestantes. Um dos integrantes do grupo solicitou que a equipe de bombeiros viesse e descesse a placa do partido, então o prefeito Saatcı chamou a equipe para que fosse ao local. Porém,  devido ao atraso dos bombeiros alguns dos manifestantes que estavam nos prédios próximos ao do HDP abrindo bandeiras da Turquia iniciaram novo apedrejamento às janelas, que tiveram os vidros completamente destruídos. E mais uma vez começaram a cantar o Hino da Indepêndencia Turca.

Quando o veículo do corpo de bombeiros chegou, manifestantes subiram na escada magiros para descer a placa, e começou uma discussão entre eles mesmos. Dois bombeiros removeram a placa do HDP. Algumas pessoas quiseram despedaçá-la, mas a polícia não o permitiu, assim como também impediu a queima das bandeiras do partido. Quando duas bandeiras grandes foram hasteadas no prédio a multidão começou novamente a cantar o Hino Turco. No momento em que a polícia estava prestes a retirar os tanques, o prefeito vez novamente um pronunciamento. Caminhando junto ao prefeito, centenas de pessoas começaram a bradar slogans. O grupo se desfez depois de três horas. Embora a abertura não tenha ocorrido, a ação policial continuou. 

Fonte http://www.haberturk.com/gundem/haber/928144-fethiyede-tehlikeli-gerginlik

Confira o vídeo: