Pesquisar neste blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Superstiçao

Vocês podem me apedrejar mas eu nao acredito em nada no que se refere a "simpatia" e "superstiçoes" ou correlatos. Lembro uma vez na faculdade de uma professora que me perguntou "se eu acreditava em Deus, uma vez que nao acreditava em nada". O povo tirando onda com a minha cara (porque eu fui a única a ter essa opiniao e por eu tambem ser cheia de brincadeiras com os camaradas).

"- Por acreditar Nele é que eu nao acredito nessas outras coisas ..." - foi a resposta que eu dei. E ficaram em silêncio.


Mas cada um no seu quadrado (e me deixe eu no meu!) vou postar aqui sobre algumas superstiçoes mais por curiosidade. Afinal, sob a ótica "antropológica", as superstiçoes e crendices fazem parte de manifestaçoes culturais e eu prefiro ver assim ao invés de jogar pedra também!

Jogar água atrás do carro pra quem está saindo de viagem

Quando saímos de Göcek a amiga do meu marido falou pra ele parar o carro que ela ia buscar o prato com água. Daí ele só engatou a primeira e saiu um pouco e ela "tchummmmm" jogou a água. Para que você "vá como água", ou seja, nao pare no meio do caminho por problemas ou imprevistos.


Comer iogurte e peixe

Lembrei do leite com manga, que mata (uma das minhas vitaminas favoritas por sinal ...). Nao sei qual a origem dessa crença, mas eu ainda tô aqui escrevendo no blog pra vocês entao iogurte com peixe nao mata nao.

Conforme eu for tomando conhecimento dessas curiosidades eu vou postando por aqui, assim como o post sobre ditados populares / provérbios turcos (http://lucinaturquia.blogspot.com/2012/02/proverbio-turco.html) que eu procuro atualizar quando aprendo um ditado novo (que também existe em nossa cultura brasileira).

Um beijo !