Pesquisar neste blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Abuso

Nao há estrangeiro que nao se queixe de abuso cometido pelos "locais" na hora de receber a conta . OK, sabemos que isso acontece nos quatro cantos do mundo mas ... queremos um lugar melhor para viver.


Aliás, passado certo tempo e com a imersao na cultura local a gente até esquece de nossa condiçao de estrangeiro e, como tal, quer ser tratado como "da casa".

Ja ouvi de tudo em relaçao a aumento de preço na hora da conta: no cabelereiro, restaurante (o mais comum) lojas que cobram em Euro descaradamente ... ontem eu quis pagar com o cartao do banco um par de sandálias que custaram 30 Liras e o moço falou que o banco cobrava uma taxa de 5 Liras. Paguei em dinheiro entao e, depois verifiquei que 5 Liras de taxa é muito !

Levar o marido a tira-colo pra tirar satisfaçao com todo-o-mundo que comete esses abusos é impossivel e vai fazê-lo infartar ou me despachar de volta pro Brasil.

Estratégia ? Estou aqui pensando em muitas coisas. A primeira é NAO COMPRAR NADA NESSES LOCAİS. O duro é que o abuso ocorre depois que você consumiu o produto ou usou o serviço. Meu marido contou que no jornal de ontem saiu sobre um Sul-Coreano que estava em İstambul com os amigos num bar. O pessoal do bar mandou duas prostitutas pra aquela mesa. Eles recusaram os serviços e receberam a conta: 400 Liras. Reclamaram, chiaram mas foram coagidos a pagar a conta. Pagaram mas foram na delegacia dar queixa.

Surreal ? Leia mais essa: uma amiga relatou de uma italiana aqui em İzmir que recebeu a conta de 100 Euros por um copo de cerveja. (!!!!) Ela reclamou e os garçons sorrindo disseram "10 euros". Mesmo assim, eita cerveja cara da porra !

Ontem enquanto tomava uma com meu marido comentei: "agora, agora que sei mais turco do que a um ano atrás tenho mais medo de andar na rua." Ele me olhou surpreso "por que ?" perguntou. "Tenho medo de me ver envolvida numa situaçao dessas. Nao conheço as leis daqui e nao sei se a policia pode me ajudar numa situacao dessas ..."

No caso do 5 Liras de taxa do banco que contei por exemplo, vai ficar o "dito pelo nao dito", ou o clássico "ela entendeu errado". Será que tenho que andar com um gravador acoplado a cintura ? Ou com um turco me escoltando a todo instante ?

Faço parte de alguns grupos de estrangeiros, e estou considerando conversar com esse pessoal e ver se é possivel se organizar de algum modo e contatar as autoridades responsáveis.

İzmir é minha casa, nao faz sentido eu ter medo ao sair pra rua. İsso eu já tinha em Sao Paulo ...

Beijos pra vocês !