Pesquisar neste blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Cidadania turca - o que eu entendi na nossa conversa




Este foi um dos assuntos que eu conversei com as simpáticas Tuna e Aline lá na embaixada. Já ouvi tanto comentário de tudo quanto é espécie - até o fato de não ser vantajoso estar sob as Leis Turcas, que é melhor ser estrangeiro... bem, sobre isso eu ainda estou refletindo e acho muito pessoal qualquer opinião acerca do assunto.


Continua depois da publicidade:







Mas vamos aos pontos principais, começando do zero:

- Quando você se casa com um turco você não obtém a cidadania turca, assim, de cara. Você tem que esperar exatos 3 anos - não há brecha ou chance pra antecipação. Por que isso? Bem, mulheres de uma certa nacionalidade que não precisamos citar vieram e continuam vindo as pencas pra arrumar casamento, e antes as moças casavam e no dia seguinte já estavam dando entrada na cidadania e gozando de todos os direitos como um cidadão turco. Como "muitas dessas moças" na verdade vinham por outras razões e usavam o casamento como ferramenta de permanência, as regras mudaram pra por ordem na casa. Não discordo nem uma vírgula nesse quesito ...

- Se ao fim desses 3 anos você quiser se candidatar à obter a cidadania turca, tem que solicitar autorização / permissão de um órgão no Brasil (a Tuna ficou de me passar o nome) e eles vão consultar se existe a real necessidade de lhe conceder isso: por exemplo se você é formado na área de odonto pra exercer a profissão aqui você precisa ser cidadão turco, é uma boa razão. O fato de apenas ser casada não é motivo pra lhe concederem cidadania uma vez que casada você tem permissão pra ficar no país. No caso de filhos a dupla cidadania é mais fácil.
Pelo que eu entendi, por esse processo você não perde a cidadania brasileira (como ouvi de alguns também).

Vantagens de ter a cidadania:

- Encontrar emprego mais facilmente, uma vez que a empresa não precisa pagar taxas pro Ministério do Trabalho pra contratar um estrangeiro (fora que o contratado também desembolsa uma grana...);

- Maior acesso ao sistema de saúde público;

- Gozar de todos os direitos de um cidadão turco;

- Não precisar pagar a taxa anual do seu visto de permanência.


 

Um beijo.

Lucy