Pesquisar neste blog

sábado, 20 de janeiro de 2018

Você quer ir para a Turquia com que objetivo?

Olá pessoal, tudo bem?

A Turquia - amada ou odiada - é destino de boa parte dos turistas do mundo. É fato que o turismo teve uma enorme queda por conta das reviravoltas políticas (aconselho você a clicar nos links de notícias postados nos meses anteriores). Porém a Turquia que a muitos encanta começou a ver uma reação no setor e nós que admiramos esse país e sua cultura torcemos por dias melhores.


Curso de Turco nível A1 - inscreva-se para o pré-lançamento



Mas por que a Turquia?

Lembro do assombro dos amigos próximos quando comecei a compartilhar o meu sonho: cruzar o Bósforo do lado Europeu e Asiático. Ah, e eu queria aprender turco para passear por conta em Istambul. Não tinha nenhum turco em vista: era pela cultura, pelo fascínio que Istambul me despertava - hoje confesso que meu coração pertence à Izmir, Akyaka e Fethiye, respectivamente.

Se eu falasse que meu sonho de consumo era o Canadá, Austrália, Alemanha dúvido que fosse alvo de tantos questionamentos com caras e bocas de espanto. Mas eu tinha um porque. E eu havia feito uma aposta com uma amiga - que faleceu anos antes e nem me viu cruzar o Bósforo...

Há as que querem ir para a Turquia em nome do amor - o que é uma razão bem justificável. Também alvo de críticas e toda sorte de conselhos de pessoas que até então eram meras conhecidas viram "super amigas" e se acham no direito de dar palpite.

Se a relação vai dar certo ou não são outros 500, e se é uma furada outros 1.000. Agora, quando a pessoa não tem um objetivo muito claro a viagem para a Turquia pode gerar um sentimento de "vazio", "perda de tempo". Apenas viajar para fora para provar algo para alguém, para tirar selfies e se mostrar para os amigos do Brasil e nem saber realmente por onde está passeando. Sensação de vitória? Ainda temos a visão de que "quem foi para fora tem status social". Mas nem sempre.

Não são raras as histórias que escuto de brasileiras que se desfizeram de bens (carros, casa até) e que deixaram filhos para trás para ir para a Turquia e voltaram ... quebradas! Pedindo abrigo na casa dos outros, pedindo até dinheiro pra gente estranha para voltar para casa (lógico, jamais desmancharia a imagem criada de "bem sucedida" perante os amigos)... Brasileiras que enquanto viajavam estavam no Facebook e Instagram em poses de quem praticamente inventou a Turquia. Isso tudo regado aos clichês dos amigos aqui no Brasil de "guerreira", "eu te admiro muito, viu amiga" e por aí vai. Será que essa legião de admiradores vai ajudar esse pessoal?

Leandro Karnal vem abordando com muita profundidade esses fenômenos das redes sociais e o narcisismo ao qual muitos tem se rendido. Que graça tem eu me esfolar para ir para a Turquia a todo custo se não tirar zilhões de fotos e tiver mais "likes" ainda (muitas vezes de um monte de gente que nem amigos ou conhecidos são)?

Um dia eu também sonhei em ir para a Turquia e estava me planejando: guardando dinheiro, estudando turco e pesquisando sobre o país. Nesse meio tempo acabei conhecendo o Mustafa ... Mas com ou sem ele eu teria ido sim, me hospedaria num hotel e faria meu rolê sem depender de ninguém.

Nesse post eu não condeno quem quer ir para a Turquia, mas faço um alerta para que atitudes inconsequentes não sejam tomadas para tal fim.

Caldo de galinha e juizo não fazem mal a ninguém!

Beijo da Lucy