Pesquisar neste blog

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Kız Kulesi - a Torre da Donzela!



A Torre de Leandro, também conhecida como Torre da Donzela (em turco: Kız Kulesi) é uma construção histórica da cidade de Istambul, na Turquia. Ocupa uma ilhota do estreito do Bósforo, ao largo de Üsküdar.


A torre foi originalmente construída em 408 a.C. pelo general ateniense Alcibíades para controlar o movimento dos navios persas no Bósforo, entre o que eram então Bizâncio, no lado europeu (ocidente) e Crisópole (em grego: Χρυσόπολις), depois chamada Scutari ou Scutarion (Σκουτάριον), situada onde é hoje Üsküdar, no lado oriental. O imperador bizantino Aleixo I Comneno aumentou-a e transformou-a numa fortaleza em 1110 d.C.. Depois disso foi restaurada e modificada várias vezes pelos otomanos, sobretudo em 1509 e 1763. O restauro mais recente data de 1998, quando suportes de aço foram adicionados à volta da torre.

Usada como farol durante séculos, o interior foi transformado num café e restaurante com vistas magníficas sobre a cidade. Vários barcos asseguram o transporte várias vezes ao dia.

A torre aparecia no verso da nota de 10 liras turcas que circulou entre 1966 e 1981.


Clique na figura acima 
VAI VIAJAR PARA A TURQUIA?

CONHEÇA O GUIA DE CONVERSAÇÃO PARA TURISTAS NA TURQUIA, COM DICAS E UM SUPER BÔNUS QUE CERTAMENTE VAI TE AJUDAR (E SALVAR) EM SEU PASSEIO POR ESTE MARAVILHOSO PAÍS!


Há muitas lendas acerca da construção da torre e da sua localização.

Uma das lendas turcas mais populares conta que um sultão tinha uma filha que adorava. Um dia , um oráculo profetizou que ela seria morta por uma cobra venenosa no seu 18º aniversário. Num esforço para evitar a perda prematura da filha, o sultão colocou-a longe da terra, para que ficasse longe de cobras, para o que mandou construir a torre, onde a visitava frequentemente. No 18º aniversário da princesa, o sultão levou um cesto de frutos exóticos como presente. Assim que a princesa se aproximou do cesto, foi mordida por uma áspide que se tinha escondido entre as frutas. A princesa acabou por morrer nos braços do seu desgostoso pai, que assim viu concretizada a profecia. Supostamente o nome de Torre da Donzela tem origem nesta lenda.

O nome mais clássico de Torre de Leandro tem origem noutra história que também inclui uma donzela: o mito grego de Heros e Leandro. Heros era uma jovem sacerdotisa de Afrodite em Sesto, uma cidade grega à beira do Helesponto (estreito de Dardanelos). Leandro era um jovem de Abidos, a cidade do outro lado do estreito, que se apaixonou por Heros. Todas as noites Leandro atravessava o estreito a nado para se encontrar com a sua amada. Para o guiar no escuro, Heros acendia uma lanterna, que colocava no topo da torre onde vivia. Não resistindo à doce conversa de Leandro, que argumentava que Afrodite, como deusa do amor, iria desdenhar a adoração de uma virgem, Heros concordou em fazerem amor. Os amantes encontraram-se todas as noites de um verão quente, mas no inverno, numa noite de tempestade, as ondas arremessaram Leandro ao mar e o vento apagou a lanterna de Heros. Sem nada que o orientasse, Leandro perdeu-se no mar e acabou afogando-se. Desesperada pela morte de Leandro, Heros atirou-se da do cimo da torre.

Esta lenda também explicaria o nome de Torre da Donzela. Devido à semelhança física e proximidade geográfica dos Dardanelos com o Bósforo, a história de Leandro foi atribuída à torre do Bósforo pelos antigos gregos e posteriormente pelos bizantinos.

Fonte: Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Torre_de_Leandro