Pesquisar neste blog

domingo, 25 de dezembro de 2016

Feliz Natal pra você que é leitor do blog! Como é o Natal na Turquia

Olá pessoal tudo bem?

Andei ausente - e ainda andarei - pois meu marido ainda está em tratamento. Após ter passado 3 dias internado, recebido transfusão de sangue e ainda estar sob tratamento graças a Deus ele não corre mais risco de morte. Mais uma vez agradeço a todos pelas orações.

Mas roubei uns cinco minutinhos para desejar Feliz Natal ao leitor / leitora deste blog ,que existe desde 2012. Que Jesus abençoe muito você e sua família.

E falando em Natal ... muita gente que se interessa pela Turquia / turcos & afins pergunta: mas não tem Natal na Turquia??


Existe Natal na Turquia?


O Natal é uma comemoração cristã, onde celebramos o nascimento de Jesus - apesar de muita gente lembrar só do Papai Noel...enfim. Assim somente as comunidades cristãs que residem na Turquia celebram a data. Estes cristãos podem ser estrangeiros, turcos convertidos ou turcos descendentes de franceses ou italianos (os leventinos), que geralmente são católicos.

A data não consta no calendário turco, assim sendo, não é feriado.

Quem trabalha na Turquia e deseja ficar em casa geralmente negocia folga com a chefia para celebrar a data com outros cristãos. Ao menos era o que eu via o pessoal fazendo.

Os 3 anos em que morei em İzmir foi assim: fazíamos uma celebração ecumênica, no primeiro Natal fomos todos à uma igreja católica do bairro de Alsancak, no segundo ano celebramos com minhas amigas brasileiras e no terceiro a ceia foi na casa da minha amiga Argentina Noelia. Minhas amigas russas, por serem ortodoxas, celebram o nascimento de Jesus em janeiro.


Separei alguns links de vídeos de outras brasileiras que moram na Turquia e falam da celebração da data.

Daniele Paula - como é o Natal na Turquia
https://www.youtube.com/watch?v=hke1Jzcd29s

Maya's Diary - Natal e Ano Novo na Turquia
https://www.youtube.com/watch?v=XaVtfSb6VSM

Mayara e Serkan - Natal na Turquia
https://www.youtube.com/watch?v=qyFJbfdksjw

Ceia de Natal no Exterior - Chipre by Sobrevivendo na Turquia
https://www.youtube.com/watch?v=KARHLjqcgRY

Vale a Pena - Natal na Turquia
https://www.youtube.com/watch?v=d5sHAZmJQ14