Pesquisar neste blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

O Feriado do Nevruz - Início da Primavera pros lados de cá

Hoje abri meu facebook (espero que este também não tenha o acesso bloqueado) e me deparei com um "Feliz Nevruz". Ano passado assisti a uma palestra sobre o assunto na Universidade onde fiz meu curso de turco, e confesso que entendi o que disseram mas não entendi o sentido das comemorações.

Resumidamente achei que fosse somente uma espécie de Festival da Primavera. Mas o Nevruz é uma tradição milenar, como veremos a seguir:




E você que achou que era só no São João que se pulava fogueira, né?


Em português o feriado é conhecido como Noruz, é uma festa tradicional da Ásia Central que celebra o Ano Novo do calendário persa (primeiro dia da primavera). O Noruz é comemorado por algumas comunidades no dia 21 de março, e por outras, no dia do equinócio de primavera - que pode acontecer no dia 20, 21 ou 22 de março. É celebrado há pelo menos 3.000 anos e está profundamente enraizado nos rituais e nas tradições do Zoroastrismo. As mais antigas referências ao Noruz remontam à época parto-arsácida (247 a.C. - 224 d.C.). Há referências específicas à celebração durante o reino de Vologases I (51-78).

Consta oficiamente no calendário turco desde 1995, mas já era celebrado por aqui bem antes disso. (fonte: wiki turca)

Atualmente, o Noruz é celebrado em muitos países que foram parte dos antigos império iranianos ou sofreram sua influência. A saudação usual de ano novo é Noruz Mubarak (Feliz ano-novo). Na Turquia, diz-se Nevruz mübarek olsun.

Para saber mais, além da wikipedia sugiro estes dois blogs:

http://inlovewithturkey.blogspot.com.tr/2012/04/participando-de-um-nevruz-bayrami.html

http://agendaallaturca.blogspot.com.tr/2007/03/festival-da-primavera-nevruz-bayram.html