Pesquisar neste blog

sábado, 15 de março de 2014

Acelga ou couve ?

Confesso que nunca fiz feira, no máximo ia com meu velho pai pra ajudá-lo a levar o carrinho e a comer pastel com caldo de cana no final. As verduras eu só via prontas mesmo. Morei com meus pais por longos anos, e mesmo depois quando morei sozinha por um curto período em outra cidade lembro que consumia sempre as mesmas verduras, ia somente no que eu já conhecia, no que era mais fácil ..

Pode atirar pedra, eu não sou a única nessa situação. Esse post é pra aqueles, que assim como eu não são familiarizadas com os hortifruti. Se não for o seu caso, se você já conhece tudo e tá aí tirando sarro de mim nem precisa ler esse post.

Mas vamos ao assunto: couve ou acelga? Ok, a diferença entre as duas é bem óbvia, mas aqui algumas verduras tem um formato um pouco diferente.

Se você consultar o pai google, ele vai traduzir acelga como pazı. Agora no caso da couve, ele vai retornar com "lahana" que é o mesmo nome que o repolho leva (faz sentido, né?) alguns chamam inclusive de repolho branco e o outro...repolho do vilarejo (o köyü lahanası - este nome não está no dicionário eu comprei do aldeão aqui de onde eu moro....)

Eu estava cozinhando a acelga como se fosse couve e tava comendo feliz da vida. Até comprei um pé pra comer feijoada junto com uma amiga. Mas dias atrás quando o Salim me mostrou esse novo vegetal (pra mim era inédito) dae eu entendi tudo.

Então, anote no seu caderninho:

Köy Lahanası - Couve (Brassica silvestres)





Pazı - Acelga - (Beta vulgaris)



Couve não dá o ano todo, agora que é a época  :)