Pesquisar neste blog

sábado, 15 de setembro de 2012

Visitando a amiga - viajando sem o marido o.O

O Mustafa é um homem bom demais, tao bom que me incentiva muito no meu crescimento e na recuperaçao do meu estilo de vida anterior (ao menos até onde é possivel).

Depois de receber um convite de uma amiga que mora em Bursa, meu marido vira e mexe me perguntava "e ai, que dia você vai ? Já falou com ela ?"

Antes das más línguas falarem que ele queria "férias de mim", ele sabe bem que um dos motivos da minha crise nervosa foi a sensaçao de "nao ser capaz mais de fazer o que eu fazia com frequencia no meu velho mundo, só por ser estrangeira e por nao dominar o idioma local".

Mas, nas minhas andanças por aqui eu encontrei estrangeiros que nao sao casados com turcos ou turcas e que se viram muito bem aqui em İzmir (e Turquia afora !) sem falar nada mais do que "merhaba" ! E isso, meus amigos, me fez pensar que talvez a familia do meu marido estivesse pondo medo em mim. Bem, eles queria me proteger, e tambem nao tem manual de "como lidar com um estrangeiro na familia". Foi o jeito deles de garantir que nada de mal me aconteceria.

Assim como "filho se cria pro mundo", comigo, a "esposa /filha" do Mustafa, teve que acontecer do mesmo jeito.

E eu estava pegando o busao, com meu marido se despedindo de mim, rumo a Bursa pra casa da minha amiga querida Mari.


O ônibus

Cinco horas de viagem dentro do ônibus da empresa Nilüfer. Assento individual, sem ninguém dando cotovelada do meu lado. Meu marido teve esse cuidado por mim na hora de comprar passagem.
Televisao na poltrona da frente (igual nos voos internacionais), internet, musica. Serviço de bordo, bolinho, torradas, refri, água. Tudo seria perfeito se eu nao notasse a falta do banheiro.

İsso mesmo, o ônibus nao tem Miguel.

Nossa! E depois de tomar agua - cha - coca eu ja nao conseguia mais me concentrar no filme que estava assistindo. A parada foi 2 horas e meia depois, o que me fez voar pro WC.

MAS o ônibus da volta eu o-d-i-e-i !!!!! Comprei o bilhete pela Kamilkoç com direito a um urso sentado no meu lugar na janelinha: o cara devia ter uns 2 metros de altura e mais de 100 kg ... roncava igual um javali e tava todo esparramado na minha poltrona de numero 13 (é, to começando a acreditar em superstiçoes ...) entao me contentei com meu lugarzinho junto ao corredor. Só serviram comida uma vez (na Nilüfer foram duas) e fez muito mais paradas pelo caminho totalizando 5 horas e meia de viagem.


Bursa

Já da entrada você vê que a cidade é bem mais industrializada do que İzmir. Cravada no meio das montanhas, verde pra tudo quanto é lado (Yeşil Bursa) e com muito nichos de comércio espalhados por varios pontos. Essa é Bursa.




 
Chegando lá, esperei minha amiga uns cinco minutinhos - ela também estava em sua própria aventura, descobrindo como ir ao Terminal de Ônibus sozinha e pela primeira vez - e de lá fomos ao shopping encontrar suas amigas para o almoço.
 
Dia nublado, em frente a um shopping


Ja daqui fiquei chocadao com o complexo comercial "em İzmir num tem disso nao"- comentei ...


O monte Uludağ (atras da bandeira) supera em 1000 mt o nosso pico do Jaragua em Sao Paulo

Pilar, Mari, eu e Deyse. Um encontro latino :-)
 
 
Essa doida da Mari me apertando até me explodir. Me senti um ursinho de pelúcia (preciso perder peso mesmo rsrsrs)
 





Repare no muro ao alto. É uma muralha medieval que foi preservada, assim como a entrada do castelo.



Em Bursa você vê muito mais mulheres cobertas do que em İzmir.

 
Tempo nublado, bom pra andar pela cidade sem se derreter ...
Praças ainda floridas.
 




 


 

Operando desde 1491 ...
 
Visitamos o Mercado das Sedas (Bursa é imbativel no setor textil) e realmente lá encontrei peças únicas, que nunca jamais vi em lugar algum da nossa Kemeraltı. Naquele momento eu desejei ter mil liras na conta só pras compras ...

Olha quem veio as compras ! A Rainha da İnglaterra ...

Bicho da seda (Bombix mori)
 
 

A doida da Mari rsrs


Mesquita de Ulu (Ulucamii)

 

Cobrindo com o lenço - respeitando os costumes locais.

Mas esse visual que minha amiga arrumou pra mim eu nao curti ... rs. Ok, ao menos eu pude entrar e registrar aqui pra vocês !
 
 


 
No próximo post: mesquita verde que é azul turqueza e últimas fotos