Pesquisar neste blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Encerramento dos Jogos Olimpicos ...

Eu estava caindo de sono ontem depois de ter voltado da praia - quase houve um incidente, que depois eu conto em outro post, e eu me quebrei toda por causa disso ... - mas eu tava com o olho abrindo e fechando esperando pra ver o povo de Londres apresentar a próxima cidade a sediar os Jogos Olimpicos ...

Acabei dormindo. Meu marido gravou pra mim e hoje de manha veio me falar que o herói dele tinha aparecido.

Tocou o hino, ele me fez ficar de pé com as palhaçadas tipicas dele. Quando apareceu o Renato Sorriso ele perguntou:

- Esse é aquele que trabalhava como gari no sambódromo, nao é mesmo ?


Ele lembrou do video que eu havia mostrado anos atrás dos "15 minutos de fama" do nosso querido Renato. Os quinze minutos que mudaram sua vida.

Mas o herói do meu marido é outro. E atende pelo nome de Pelé ...

Fico feliz que existe um pouco de "Brasil" dentro do meu marido, mesmo estando nós tao longe da "terrinha". Ele reconheceu além do Renato o Seu Jorge, e perguntou em qual filme ele teve participaçao. Preciso achar o Tropa de Elite com legenda em turco, porque o inglês dele, assim como o meu, tem um certo limite.
Algumas coisas sao dificeis de traduzir,eu bem que tento explicar ao máximo pro meu marido, que sempre ouve curioso e sai contando pros amigos como se fosse "novidade"... rsrsrs O chupa-cabra, saci pererê, o boto (dessa ele deu muita risada), o negrinho do pastoreio ... e fora outras coisas tao tipicas do nosso povo como a malandragem, ginga e rebolado.

Há coisas que apenas quem vive há anos no Brasil pode compreender, coisas que foram absorvidas pelo tutano dos ossos e que as palavras nao podem traduzir ...

Até hoje ele nao entendeu porque tanta gente ainda "venera" o Ayrton Senna. Ele nao vai entender. Teria que ter vivido na mesma época que eu e passado a infância ouvindo o hino nacional quase todo domingo de manha ecoando de terras longinquas. Além disso o Ayrton era carismático e deixou um legado lindo com o İnstituto Ayrton Senna, isso sem fazer propaganda de bom moço. Modesto, acima de tudo.


Mas segue o video do nosso Renato, figuraça que traduz a ginga e luta do nosso povo:



Beijo pra vocês !