Pesquisar neste blog

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Curiosidades sobre o Ramazan

ou Ramadã como é comum ouvirmos, o mês do jejum dos mulçumanos. Não vou discorrer aqui sobre o que é o Ramadã porque é uma informação bem divulgada ou mesmo fácil de encontrar (pai Google responde). Gostaria de postar sobre o que a gente não vê na tv ou na wikipedia ...

Ano passado o Ramazan foi em outubro (se não me falha a memória, me corrijam por favor) e o clima estava bem mais ameno e os dias não foram tão longos. Esse ano tá bem mais difícil pro mulçumano que jejua porque os dias são bem mais longos - das 5 da manhã até 20h30 - e o sol de rachar o coco. O verão este ano está ainda mais intenso do que o do ano passado.

Bem, eu disse o mulçumano que jejua ... ao contrário do que eu imaginava antes de chegar aqui, ao menos aqui em İzmir a adesão é bem menor do que em outras cidades mais conservadoras. Mas esse ano apesar do calor aqui em İzmir comentam que há mais mulçumanos jejuando.

Assim como no cristianismo, também no islamismo existem muitos braços e com diferentes visões sobre o Alcorão. O meu marido, por fazer parte de outro grupo, jejua em outra época e com outras regras a serem seguidas.

E, assim como no Natal dos Cristãos, no Ramadan o comércio também cria lá suas estratégias. Na TV o que mais tem é "Campanha do Ramazan", "Promoção do Ramazan"...

Concerto organizado pela sub-prefeitura de Balçova


Os supermercados aqui não funcionam até tão tarde não ... até o horario de funcionamento se adequou ao Ramazan.

Antes do sol nascer:

Nos centros um homem é contratado (ou trabalha como voluntário, ainda não entendi direito) tocando um tambor no meio da madrugada pra levantar a galera pra tomar o café da manhã reforçado antes do amanhecer. Ano passado eu não ouvi nada disso porque estava na floresta, na ilha de Lost - ou seja, em casa com os javalis do lado de fora. Como minha sogra está na casa de verão eu me "mudei" temporariamente pra casa dela e cá estou no meio da civilização. Mas isso teve um preço: acordar toda madrugada com o TUM TUM TUM que vai dentro do cérebro. Ouvi dizer que o Ramazan davulcusu (a figura responsável pelo tambor) pede contribuição antes e depois do Ramazan, algo como a nossa caixinha de Natal.



Depois do pôr-do-sol

A essa altura quem jejuou está azul de fome e morrendo de sede, após passar por temperaturas médias de 40 graus, é hora do İftar. A prefeitura disponibiliza algum barracões enormes onde o pessoal pode fazer a refeição gratuitamente - de grande ajuda pra quem ainda tem que pegar o busão e cruzar a cidade depois de um dia de trabalho.


Pra ver mais ofertas especiais do Ramazan digite no google "ramazan kampanyası". Seguem alguns exemplos abaixo.








Beijo da Luci