Pesquisar neste blog

sábado, 16 de junho de 2012

O Homem que Nao Calculava

İsso vai na contramao do "Homem que Calculava" - de Malba Tahan (leitura infanto-juvenil que recomendo).

Este é um dos "causos" da minha passagem rápida por Ankara.

Haviamos chegado do Mausoléu do Atatürk em cima da hora pra tomar uma ducha-nos vestir- fazer o cabelo-maquiagem (os dois últimos itens somente cabiam a mim) e bateu aquela "fominha".

Na rua do hotel Regency (tô dando nomes aos bois!) tem um estabelecimento que vende Tantoni (delicioso sandwiche de carne picada nao chega a ser moída, com coentro picado e molhinho que alimenta um boi !) já tinhamos ido lá no primeiro dia.

Entao enquanto meu marido tomava banho, desci lá pra pedir dois pra viagem.

Perguntei os preços e ele me passou os preços
- Tantoni - 6,00
- Coca Cola - 2,50

Total: 17.00. Ok. Depois que paguei, vi o menu na mesa e decidi pedir dois doces (2.50 cada o que totalizava 5.00 Liras que era o que me restava na carteira.

- Que doce tem?

Era um doce a base de queijo cujo nome nao me lembro. Dei as moedas e ele falou:
- O total é 6.00. Cada um custa 3.00.

Mostrei o menu. Ele disse que era preço "velho".

- Tá, entao quero apenas um, vou dividir (nao falei com quem).

Ele grita lá pra dentro dum corredorzinho falando pra trazer apenas um.

Dei as 3.00 liras. Ele me diz:

- Sao 4.00 Liras.

Orra mano! Tá me tirando ????????????????????????????????????????????????????????????

Contar em turco eu sei com fluência de nativo de 1 a 10 - depois disso eu penso um pouco. Que diabo de doce caro é esse ??

Peguei o menu e mostrei de novo. Ele disse novamente que "era preço velho".

- Entao eu nao quero! - disse.

E sai com meus tantonis e coca colas, matando o desgraçado em pensamento mais de mil vezes!

(eu sei , isso é pecado)


Chegando no Hotel contei o caso pro meu marido. Ele ficou puto sim, mas falou pra nao pensarmos nisso pois estavamos indo pro casamento etc etc

Mas na volta da festa, já tarde da noite, nosso táxi para bem em frente ao estabelecimento - que pro azar deles, estava aberto.

Meu marido desceu do táxi e foi direto lá - usando terno e gravata, no melhor estilo "mr. Reeves" do seriado "Person of İnterest" - só faltou a pistola com silenciador.

- Quanto custa esse doce ? - bradou da rua mesmo, apontando prum cartaz colado na porta de vidro.
- 4.00 liras. - disse o rapaz depois de alguns segundos. Eu ia chegando, ainda com o vestido de festa quando o rapaz saiu e me viu. Com "ar de simpático" disse:
- Ah eu falei pra ela.

Dai pra frente eu entendi por alto o papo dos dois. Meu marido pegou o menu e perguntou que preço era aquele. Vocês lembram que era "preço velho" (eski fiyat)? Entao ...

Ele disse que aquele preço era dos doces vendidos na caixinha em quadrados menores (kazandibi, sutlaç, etc) o doce de queijo (maior e mais elaborado) custava 4 Liras.

Meu marido nao quis saber e falou um monte, que eles tinham que informar isso no menu e bla bla bla. Ele veio pro meu lado tentando se justificar, e eu disse:

- Só porque eu sou estrangeira o preço mudou ? Eu nao sou européia nao cara, sou brasileira.
- Nao, nao , aqui nós nao tiramos vantagem de estrangeiro porque nós queremos que eles voltem sempre e bla bla bla.

Ele nao foi grosseiro em momento algum, MAS a contradiçao dele o entregou - oras, era preço velho ou preço dos outros doces afinal ?

Em tempo: minha amiga contou de uma italiana que parou num dos cafes da orla pra tomar uma cerveja. Perguntou o preço. 100 liras.

- O que ?? Que cerveja cara é essa.
- 100 Liras.

Meu único medo é ficar rendida numa situaçao dessas e nao saber a quem pedir ajuda. Bem, eu ligaria pro sargento da Jandarma (lembram do post "tomando batida dos home"?? Pois é ele sempre pede palpite dos jogos do campeonato pro meu marido ...) e pediria ajuda. Casos como esse da italiana, ao meu ver, é caso de policia!

Eu prefiro acreditar que o moço nao sabia contar ... e se você estiver de passagem por Ankara NAO VÁ A UMA LANCHONETE QUE VENDE TANTONİ DE MERSİN NA RUA DO HOTEL REGENCY - ENDEREÇO DO HOTEL:Selanik Caddesi No: 37 Kızılay - Ankara TURKEY  .

Facebook do moço pra que quiser dar aula de matemática pra ele: http://tr-tr.facebook.com/pages/Mersin-Tantunim-Kizilay-Selanik-Cad-no41-ANKARA-417-17-33/117859858273305?v=info

İr ao Procon ? Aqui é um pouco mais complicado. Chamar a fiscalizaçao ? Falaram que nao adianta muito. O que me resta é alertar os demais.

Beijo pra vocês!